Transtorno de Personalidade


Transtornos de personalidade são padrões duradouros e inflexíveis de pensamento, comportamento e emoções que se desviam significativamente das expectativas culturais e causam prejuízos no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas da vida do indivíduo. Esses transtornos geralmente se manifestam na adolescência ou início da vida adulta e afetam diversas áreas da experiência humana, como relacionamentos, emoções e atitudes em relação aos outros.

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição) classifica os transtornos de personalidade em três grupos:

  • Grupo A: Caracteriza-se por comportamentos excêntricos, estranhos ou desconectados da realidade, como no transtorno paranoide ou esquizoide de personalidade.

  • Grupo B: Envolve comportamentos dramáticos, emocionais e imprevisíveis, como os transtornos de personalidade borderline, antissocial e narcisista.

  • Grupo C: Caracteriza-se por comportamentos ansiosos e temerosos, como os transtornos de personalidade dependente e evitativa.

A causa desses transtornos envolve uma interação de fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos. O tratamento pode incluir psicoterapia (como a terapia cognitivo-comportamental) e medicamentos para controlar sintomas associados, como ansiedade e depressão (American Psychiatric Association, 2013).

Fonte: American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicologia como ciência: Wundt, o pai.

Personalidade, afinal o que é isso?